domingo, 26 de maio de 2013

OFICINA “INTRODUÇÃO À PESQUISA”

A oficina foi aplicada no dia 01 / 04 / 2013, pelas bolsistas Ani Camila de Oliveira Barcellos e Josiane Pereira, na turma 2°EM5. 
A atividade foi elaborada para apresentação em power point, no entanto, dois dias antes fomos informadas que os aparelhos de data show da escola estavam todos ocupados. Com isso, tivemos que transformar os slides em material impresso. Para que pudéssemos manter o roteiro da apresentação, colocamos dois slides por página e recortamos as folhas ao meio; queríamos que os alunos fossem vendo o material como se estivessem passando os slides.
Como não estava disponível no momento da oficina a sala com computadores e internet, elaboramos uma dinâmica para mostrar aos alunos que há outras fontes para busca de informações que não seja apenas a rede mundial de computadores.  Levamos para sala de aula vários materiais (lista telefônica, dicionários, revistas, livros infantis, livros sobre alimentação, entre outros) e solicitamos que, após sortearem uma pergunta, deveriam primeiro definir em qual fonte buscar para, em seguida, encontrar a resposta. Interessante é que boa parte dos alunos comentaram que nunca tinham pesquisado em livros, inclusive, alguns alunos tiveram dificuldades até de olhar o sumário.

Foram abordados os seguintes aspectos: definição de pesquisa e pesquisar; como definir o tema a ser pesquisado; busca de informações; apresentação dos resultados e dicas para elaborar o trabalho escrito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário