domingo, 26 de maio de 2013

Oficina Diário de Leitura

“Diário de leitura” foi a segunda oficina aplicada pela área de Letras na escola Assis Brasil. O trabalho foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio com uma turma a qual já havia sido contemplada com a primeira oficina “Introdução à pesquisa”, o que possibilitou a nós, pibidianas, dar continuidade ao trabalho.
Essa oficina foi aplicada no dia 29/04/13 às 10:20 no Orfeão da escola Assis Brasil por conta da necessidade de utilizar-se de recursos midiáticos, como o data show. A oficina, como o nome já diz, falou sobre como fazer um diário de leitura, o que é, sua importância, em que poderia auxiliar os alunos...
Primeiramente, deve-se lembrar que para fazer as anotações que poderão vir a ajudar o aluno quando o mesmo está fazer um pesquisa ou trabalho (os diários de leitura), deve-se encontrar a melhor maneira para fazê-lo, o que certamente fica a critério de quem o fará (o aluno) e que poderá utilizar cadernos, blocos de anotações, computador, inúmeros meios.
O principal objetivo dessa oficina foi fazer com que os alunos entendessem o quão importante é realizar sua própria pesquisa, deixando de lado os tão famosos “copiar e colar”; procurasse ler e, para que essa tarefa não parecesse tão árdua a um leitor iniciante, apoiar-se em anotações e observações relevantes; para tanto há meios os quais podem facilitar o trabalho do aluno como os diários em que o mesmo poderá anotar dúvidas, refletir sobre sua leitura e pelas fases pelas quais ela passa.
Durante a realização das oficinas, pode-se perceber que os alunos realmente não liam e não conheciam esses diários que podem facilitar bastante durante o processo de leitura. Tal fato motivou os alunos a fazerem perguntas, exporem suas opiniões e, por fim, mostrarem-se abertos aos diários.


Por fim, os alunos, apesar de um pouco tímidos no início, participaram mais no decorrer da oficina e fizerem perguntas bastante relevantes. A oficina “Diário de leitura” foi aplicada pelas pibidianas Thaísi e Greice as quais, pelas manifestações do alunos durante a mesma, acreditam que ela foi útil, agregou conhecimento à turma do ensino médio do Assis Brasil, tendo, assim, um resultado positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário