“Diário de leitura” foi a
segunda oficina aplicada pela área de Letras na escola Assis Brasil. O trabalho
foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio com uma turma a qual já
havia sido contemplada com a primeira oficina “Introdução à pesquisa”, o que
possibilitou a nós, pibidianas, dar continuidade ao trabalho.
Essa oficina foi aplicada
no dia 29/04/13 às 10:20 no Orfeão da escola Assis Brasil por conta da
necessidade de utilizar-se de recursos midiáticos, como o data show. A oficina,
como o nome já diz, falou sobre como fazer um diário de leitura, o que é, sua
importância, em que poderia auxiliar os alunos...
Primeiramente, deve-se
lembrar que para fazer as anotações que poderão vir a ajudar o aluno quando o
mesmo está fazer um pesquisa ou trabalho (os diários de leitura), deve-se
encontrar a melhor maneira para fazê-lo, o que certamente fica a critério de
quem o fará (o aluno) e que poderá utilizar cadernos, blocos de anotações,
computador, inúmeros meios.
O principal objetivo dessa
oficina foi fazer com que os alunos entendessem o quão importante é realizar
sua própria pesquisa, deixando de lado os tão famosos “copiar e colar”;
procurasse ler e, para que essa tarefa não parecesse tão árdua a um leitor
iniciante, apoiar-se em anotações e observações relevantes; para tanto há meios
os quais podem facilitar o trabalho do aluno como os diários em que o mesmo
poderá anotar dúvidas, refletir sobre sua leitura e pelas fases pelas quais ela
passa.
Durante a realização das
oficinas, pode-se perceber que os alunos realmente não liam e não conheciam
esses diários que podem facilitar bastante durante o processo de leitura. Tal
fato motivou os alunos a fazerem perguntas, exporem suas opiniões e, por fim,
mostrarem-se abertos aos diários.
Por fim, os alunos, apesar
de um pouco tímidos no início, participaram mais no decorrer da oficina e
fizerem perguntas bastante relevantes. A oficina “Diário de leitura” foi
aplicada pelas pibidianas Thaísi e Greice as quais, pelas manifestações do
alunos durante a mesma, acreditam que ela foi útil, agregou conhecimento à
turma do ensino médio do Assis Brasil, tendo, assim, um resultado positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário